No duelo entre os principais candidatos ao título da Bundesliga, ninguém levou a melhor. Entretanto, na final antecipada, o Bayern de Munique aumentou seu jejum sem vitórias contra o Bayer Leverkusen.
Neste sábado (28), os Bávaros empataram com os Werkself por 1 a 1, na Allianz Arena, pela 5ª rodada do campeonato. Com isso, o Bayern de Munique chegou a quatro jogos consecutivos sem ganhar do Bayer Leverkusen.
Nos últimos três jogos, a equipe de Xabi Alonso teve dois triunfos e um empate. Tais resultados ajudam a explicar porque os Werkself foram campeões — pela primeira vez — invictos da Bundesliga 2023/24, já que os rivais não fizeram sua parte nos confrontos diretos.
Agora sob o comando de Vincent Kompany, o Bayern já está na liderança do campeonato. Antes de pegar o Leverkusen, eram quatro vitórias em quatro partidas, dando indícios de que a hegemonia na Alemanha pode voltar nesta temporada.
Mesmo assim, não dá para descartar que o Bayer Leverkusen continuará dando trabalho em 2024/25. Qualquer descuido do Bayern de Munique pode cobrar um alto preço no final da Bundesliga.
Bayern de Munique tentou, mas não superou o Bayer Leverkusen
Apesar do empate, não há nenhum motivo para crise no Bayern de Munique. Kompany e sua equipe apresentaram um bom futebol, mas os esforços do time de Xabi foram recompensados.
Jogando em casa, os Bávaros partiram para cima. Com mais posse de bola, o Bayern tentou criar, porém, esbarrou na ótima marcação do Leverkusen, que apostou em contra-ataques para tentar aprontar.
Quem abriu o placar foi o Leverkusen. Andrich aproveitou uma sobra de bola de um escanteio e, de fora da área, acertou um chutasso de primeira para balançar as redes. O Bayern de Munique, por sua vez, não demorou para responder.
Também da intermediária, Pavlovic dominou de peito e mandou uma bomba no ângulo para garantir o empate. Na volta para o intervalo, os Bávaros tiveram chances de conquistar a vitória, mas o jogo defensivo dos Werkself surtiu mais efeitos.
Kompany faz ótimo início de trabalho
Rebaixado com o Burnley na Premier League 2023/24, Vincent Kompany foi a aposta do Bayern de Munique após o fiasco com Thomas Tuchel. Na última temporada, a equipe não levantou um título sequer — algo que não acontecia desde 2011/12.
Mesmo diante da desconfiança de parte da torcida e da mídia pela inexperiência, o belga faz um ótimo início de trabalho. Até o momento, o Bayern não foi derrotado sob o comando do treinador.
Mais do que isso, o futebol apresentado pelo Bayern de Munique empolga. Um estilo de jogo ofensivo, com marcação-pressão e de toques rápidos. Não à toa, o elenco se reserva o direito de sonhar com a Champions League.
Ainda não dá para saber até onde o Bayern irá chegar com o Kombapy. Contudo, é inegável que ele está recuperando o DNA do time na temporada 2024/25.